top of page

Celulite: Declare guerra à inimiga!


Celulite! Com certeza é um dos piores pesadelos de todas as mulheres. A celulite não é uma condição médica grave, é um problema estético que pode incomodar e causar desconforto por causa da aparência que confere à pele, com textura de casca de laranja e furinhos, faz-se presente no corpo da grande maioria das mulheres, e é causado por várias razões, por isso, vamos declarar guerra a essa inimiga!

1) Conhecendo a inimiga:

O nome técnico e correto da Celulite é Lipodistrofia Ginóide.

A celulite não é caracterizada como uma doença, sendo uma forma natural do organismo armazenar gordura superficial. É uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, fazendo com que essas células fiquem cheias e endurecidas, surgindo assim desníveis e nódulos, que se manifestam através dos famosos furinhos ou ondulações com aspecto de casca de laranja.

A celulite não está relacionada com a obesidade e pode aparecer em pessoas obesas, normais e magras.

Glúteos, coxas, abdômen, nuca e braços, são as principais regiões que a celulite “ataca”.

2) Tipos e Graus:

O primeiro passo para atacar a nossa inimiga, é descobrir qual o tipo de celulite você tem. O diagnóstico é dividido em 04 graus que são avaliados pelo método “Cellulite Severity Scale”, desenvolvido pelas dermatologistas brasileiras Doris Hexsekm Camile Hexsel e Taciana Dal Forno.

Grau 01: Sem ondulações ou irregularidades na pele ao ficar de pé ou deitado, mas ao comprimir a região surgem as ondulações e furinhos, mas não covinhas ou depressões;

Grau 02: Ondulações e furinhos já são percebidos sem comprimir a pele.

Grau 03: Nódulos claramente perceptíveis. Pode haver dor no local.

Grau 04: Vários nódulos, inchaço, comprometimento da circulação de retorno, pele com aspecto acolchoado.

Cada um dos itens acima recebe uma pontuação de zero a três, e a soma total dos pontos vai mostrar se a celulite é:

Leve (1 a 5 pontos)

Moderada (6 a 10 pontos)

Grave (11 a 15 pontos).

3) Causas:

A ocorrência de celulite é bem mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 8 em cada 10 mulheres tem algum grau de celulite.

É comum nas mulheres a gordura se acumular nas coxas, quadris e nádegas e também devido à estrutura das fibras do tecido conjuntivo feminino, que é diferente do homem.

Ter celulite não significa que você está acima do peso, pessoas magras também têm celulite. Mas, se você está acima do peso, a perda pode reduzir a celulite.

Vários Fatores podem causar a celulite:

- Problemas circulatórios

- Hereditariedade: fator genético

- Pílula anticoncepcional

- Alterações hormonais

- Sedentarismo

- Má Alimentação - dietas não balanceadas e ricas em calorias doces e/ou sal ajudam a no ganho de peso e na retenção de líquidos que agravam a celulite.

- Tensão emocional e estresse

- Metabolismo lento

- Desidratação

- Fumo

- Má qualidade de sono - um sono ruim pode contribuir para a liberação de hormônios do estresse que promovem retenção de líquidos no corpo, favorecendo a celulite.

- Roupas muito justas ou apertadas - reduzem a circulação sanguínea e favorecem o acúmulo de líquidos nas áreas de risco de celulite.

- Excesso de salto alto – prejudicam a circulação e predispõem ao aparecimento da celulite.

4) Como combater:

Alimentação:

A alimentação é fundamental no combate da celulite, qualquer outro método utilizado combinado com a alimentação saudável vai acelerar o resultado contra a celulite.

Existem alguns alimentos que devem ser consumidos regularmente que são ricos em fibras e vitaminas, com antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias e outros que devem ser evitados ao máximo.

- Folhas verde-escuras: Aposte em rúcula e espinafre para melhorar a circulação e desintoxicar o organismo. Essas verduras são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a evitar o envelhecimento precoce.

- Oleaginosas: Nozes, castanhas e amêndoas atuam como antioxidante e evitam o surgimento da celulite e ainda contam com a presença do selênio.

- Água de coco: A água de coco reduz as toxinas que dão origem à celulite. Além disso, equilibra o organismo e traz uma série de benefícios para a saúde como um todo.

- Maçã: Quando a maçã é ingerida, forma-se um “gel” que retarda a absorção da glicose e dificulta a absorção das gorduras. Além disso, ela ajuda a neutralizar as toxinas do organismo causadoras do incômodo.

- Salmão, sardinha e atum: Esses peixes são ricos em ômega 3 e em proteínas, ao mesmo tempo em que tem pouca gordura e ajudam a combater a celulite.

- Abacaxi: O abacaxi é rico em bromelina, uma enzima que age como anti-inflamatório.

- Frutas vermelhas: Riquíssimas em vitamina C e A, elas combatem radicais livres por serem antioxidantes, fortalecem os vasos sanguíneos e diminuem a produção de insulina

- Chá verde: O chá verde é famoso pela sua ação antioxidante e diurética, sendo um ótimo aliado no controle da celulite. O ideal é tomar três copos por dia para que, aos poucos, a celulite seja amenizada.

- Fibras: As fibras reduzem a fome e fazem o intestino funcionar, ajudando a limpar o organismo.

Evite comer alimentos pesados à noite, principalmente carboidratos. Como neste período diminuímos o ritmo biológico, gastamos menos calorias e, por consequência, os excessos viram depósitos de gordura imediatamente.

Evite alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados que contem muito sal, isso sem falar dos conservantes, corantes e substâncias artificiais que, além de dificultarem a digestão e contém alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam a quantidade de toxinas na corrente sanguínea.

Diminuir o sal, pois o excesso deste é responsável pela retenção de líquidos.

Beba muita água, pois estimulará o bom funcionamento dos rins e do sistema linfático, eliminando as toxinas e líquidos acumulados.

Os alimentos crus, integrais ou cozidos a vapor são mais bem digeridos e assimilados, além de possuírem maior teor de nutrientes e menos compostos tóxicos.

Cuidar da alimentação é uma maneira de potencializar outros tratamentos, obter resultados mais rapidamente e para ajudar a manter por mais tempo os resultados.

Exercícios Físicos:

A atividade física além de ajudar a eliminar a gordura localizada no quadril e nos glúteos, também melhora a circulação e o aspecto da pele, o aspecto dos temidos furinhos e evita que novos apareçam.

As melhores opções para diminuir as celulites são corrida, caminhada, andar de bicicleta, musculação e pilates.

Procedimentos Estéticos:

Existem procedimentos e tratamentos estéticos simples que podem ajudar a melhorar a aparência da pele e melhoram a circulação, diminuindo assim a celulite.

- Drenagem Linfática:

É uma massagem que melhora a circulação e elimina os líquidos acumulados nos tecidos.

Indicada para todos os graus de celulite.

A Drenagem Linfática tem um papel importante na prevenção e nas regiões já atingidas pela celulite, ajuda a diminuir os nódulos de gordura, diminui a sensação de inchaço e melhora os sintomas.

Associada a hábitos alimentares saudáveis, a drenagem tem resultados mais rápidos na pele.

- Massagem Modeladora:

A massagem modeladora, apesar de não ser destinada para a celulite, e sim para a perda de medidas, pode ajudar já que melhora a circulação, pois aumenta o fluxo de sangue na região massageada, favorecendo a diminuição dos furinhos indesejados.

- Radiofrequência:

Este é um dos tratamentos eficazes contra a celulite. Ele estimula a produção de colágeno, o que diminui as traves fibrosas que retraem o tecido e deixam a pele cheia de furinhos. O aparelho utiliza uma radiação eletromagnética de alta frequência que faz com que as moléculas de água se agitem, aumentando a temperatura. O procedimento não é invasivo e não traz qualquer prejuízo à pele. Além disso, é um dos mais duradouros, por reestruturar o tecido de maneira mais intensa. É indicado para todos os graus de celulite, principalmente nos casos em que há flacidez associada.

- Carboxiterapia:

Apesar de recomendada em algumas clínicas de estética, tem algumas controvérsias médicas. Isso porque, foi criada inicialmente para tratar úlceras na pele, uma vez que a injeção de dióxido de carbono melhora a circulação sanguínea e oxidação dos tecidos fazendo as feridas fecharem mais rapidamente.

Depois, começou a ser usada no meio estético com a ideia de que sua ação vasodilatadora também poderia reduzir a flacidez e as irregularidades decorrentes da celulite. Mas até agora foram feitos poucos estudos sobre a eficácia e a segurança do método, então a maioria dos dermatologistas não apoia o tratamento. E quando feita tem que ser feita sob supervisão medica.

- Endermologia:

É um tratamento não invasivo que usa um aparelho motorizado composto por um sistema de sucção e dois rolos. Os movimentos do aparelho estimulam a circulação e promove a drenagem linfática, o que diminui a celulite. Recomendado nos graus moderados e graves. Visualmente, a pele fica com menos irregularidades e com aparência renovada. Como todos os tratamentos, essa técnica deve ter manutenção.

- Mesoterapia:

A mesoterapia é uma técnica que utiliza um coquetel de medicamentos para diminuir a gordura no local tratado, de acordo com a dermatologista. O princípio básico da técnica é a aplicação de uma pequena quantidade dessas substâncias na área a ser tratada. Ao se espalhar pelo organismo, o coquetel estará diluído, o que reduz o risco de efeitos colaterais. Mas, dependendo da aplicação e da administração dos medicamentos, o resultado pode ser prejudicial. Como o tratamento é invasivo, ele não é indolor e pode deixar hematomas. É fundamental associar o tratamento a um treino regular, à alta ingestão de líquidos e a uma alimentação equilibrada.

- Ultrassom com Lipolíticos:

O efeito mecânico e/ou térmico do ultrassom estético lipolítico tem sido bastante usado no combate à celulite e à gordura localizada. A promessa do tratamento é realizar modificações nas ligações intercelulares e aumentar a permeabilidade da membrana celular. Ele tem uma potência maior do que o ultrassom convencional e, geralmente, é acompanhado de um gel que auxilia a movimentação do aparelho e facilita a penetração da onda sônica. Entretanto, mais estudos são necessários para provar a real eficácia do método, o que faz com que o tratamento ainda desperte desconfiança no meio médico.

- Gesso Liporredutor:

O gesso liporredutor é uma mistura de substâncias que endurecem quando aplicadas sobre a pele, promovendo aquecimento, vasodilatação e melhor penetração de princípios ativos como a cafeína. Teoricamente, a cafeína atuaria quebrando a gordura, estimulando a microcirculação e drenando o líquido acumulado. O problema é que esse tratamento tem apenas base teórica, não havendo comprovação científica da sua eficácia.

Cremes:

A grande promessa das marcas de cosméticos são os cremes que eliminam a celulite, mas será que realmente funcionam?

Os cremes funcionam, mas dependem dos ativos da fórmula e depende do grau de celulite.

A grande dificuldade é a penetração desses ativos de tratamento que não conseguem chegar na camada gordurosa, onde o problema está concentrado. Então, concluímos que o creme ajuda no tratamento, mas não elimina sozinho a celulite.

Também não adianta apenas passar o creme, é preciso passar da forma correta, sempre massageando vigorosamente, de baixo para cima, de forma circular, por mais ou menos 10 minutos e duas vezes ao dia. A massagem estimula a circulação e ajuda na destruição dos nódulos de gordura.

Segue uma lista dos produtos mais eficientes e recomendados pelos dermatologistas contra a celulite:

1 - Chronos Sérum Corporal Bio-Redutor, Natura

2 - Celslim 12h, Anna Pegova

3 - Slim & Sculp, Valmari

4 - Bye-Bye Celulite, Nivea

5 - Advanced Body Creator Aromatic Sculpting, Shiseido

6 - Solutions Body Cellu-Defy, Avon

7 - Celluli Laser Slim Code, Biotherm

8 - Drencell Sérum Anticelulite, Dermage

9 - Retinol Anti-Cellulite, RoC

ESPERO QUE TENHAM GOSTADO.

DEIXE SEU COMENTÁRIO.

BEIJINHOS VAIDOSITAS E VAIDOSITOS.


Posts Recentes
bottom of page