A Importância do Protetor Solar
Existem várias complicações adversas que podem ser causadas pela superexposição ao sol, a função do protetor solar é proteger a pele contra o sol e luzes fortes. Ele protege conta o câncer (Melanoma), evita o surgimento de pintas e sardas, e o envelhecimento precoce da pele.
A queimadura solar é a forma mais comum de lesão solar e é principalmente causada por raios solares. É caracterizada pela vermelhidão, dor e formação de bolhas. Estes sintomas podem não aparecer imediatamente, podendo levar até cinco horas para aparecer. A queimadura solar pode ser prevenida aplicando-se filtro solar todos os dias e reduzindo a exposição ao sol quando os raios solares são mais intensos (entre as 10 da manhã e 4 da tarde).
O envelhecimento precoce é causado pela exposição ao sol. O resultado são as sardas, manchas de idade (também conhecido como "manchas senis"), veias de aranha no rosto, pele áspera e endurecida, rugas finas, que desaparecem quando esticadas, uma aparência manchada, descamações e queratoses actínicas (são manchas secas e escamosas de pele causada pelo dano produzido por anos de exposição solar) podem ser causadas pela exposição solar.
O câncer de pele é mais comum nas áreas mais expostas ao sol, por isto a pele facial é ameaçada. Como queratose actínica é uma lesão pré-cancerígena, algumas queratoses podem levar ao câncer.
O melanoma é o mais sério tipo de câncer. O primeiro sinal pode ser aparição de uma nova pinta ou a mudança da aparência de uma pinta já existente. O mais provável é que o melanoma tenha uma forma irregular, mais de uma coloração e seu tamanho pode ser maior que 6mm. Eles podem ser encontrados em qualquer lugar do corpo, mas as localizações mais comuns são as costas, pernas, braços e rosto.
É recomendado procurar um dermatologista para identificar o fator ideal para seu tipo de pele, para garantir que a radiação ultravioleta passe batida. Os dermatologistas recomendam usar acima do fator 30 no rosto, mas, cada caso é um caso.
No cotidiano, o protetor não deve ser esquecido. Daí a necessidade de usar no dia a dia um protetor solar de qualidade e com um bom fator de proteção e lembre-se, não adianta passar o protetor só de manhã, o ideal é repassar o protetor algumas vezes ao dia. Outro ponto crucial é a quantidade: para o rosto, por exemplo, é necessária meia colher de chá. Vale lembrar que além do rosto, é necessário usar o filtro solar em todas as áreas expostas, como mãos, braços, pescoço e colo.
Com a chegada do outono/inverno as pessoas acreditam que não há grande risco em se expor sem o uso do protetor solar, o problema é que o perigo existe e a responsável por ele é a radiação UVA, antes quase ignorada pela maioria de filtros e companhia. Mesmo nos dias frios, nublados e com chuva, os raios solares sempre estão presentes, e as luzes fortes, até a luz da tela do computador são prejudiciais, então mesmo sem a exposição direta do sol, é necessário o protetor solar todos os dias.
O protetor precisa fornecer proteção UVA e UVB (PPD E FPS). O UVB é mais predominante no verão do que na estação do frio, o UVA incide o ano inteiro e também ao longo de todo o dia.
Qual é a diferença entre UVA e UVB? Veja como os raios solares afetam sua pele:
Infravermelha (atinge a epiderme): totalmente inofensiva, essa radiação é responsável pelo calor que emana do astro rei. O único inconveniente dela é a sensação de ressecamento e uma eventual desidratação.
UVA (atinge a camada subcutânea): esses raios penetram nas camadas mais profundas da pele sem deixar marcas, causando envelhecimento precoce e o melanoma, um tipo agressivo de câncer.
UVB (atinge a derme): são eles que provocam a vermelhidão e as queimaduras solares. Além disso, também estão diretamente relacionados ao câncer de pele não melanoma, o mais comum dos tumores nesse tecido.
O que são os FPS no protetor solar?
A sigla FPS, que aparece no rótulo do produto sempre seguida de um número, significa Fator de Proteção Solar: é o índice que determina o tempo que uma pessoa pode permanecer ao sol sem produzir eritema, ou seja, sem deixar a pele vermelha. Em outras palavras, é o número que indica o nível de proteção que um dado produto oferece contra os raios ultravioletas (UV).
Por exemplo, se sua pele leva cinco minutos para sofrer os efeitos do sol, ao passar um protetor com fator de proteção solar 15, a pele fica protegida por 15 vezes mais tempo (no caso, 75 minutos). O mesmo protetor sobre uma pele mais escura, que sofre os efeitos solares após sete minutos, protege por 105 minutos. Mas, cuidado. Isso não quer dizer que o FPS 60 seja quatro vezes mais poderoso que o FPS 15, mas que ele protege por quatro vezes mais tempo.
Eu recomendo e uso diariamente o Protetor Solar Minesol Oil – Control da ROC. Ele controla e reduz oleosidade da pele, diminuindo o brilho e proporciona uma hidratação incrível.
Garante uma alta proteção contra UVA e UVB. Foi desenvolvido em parceria com dermatologistas para a pele Brasileira. Vale a pena experimentar.
Para quem não tem a pele oleosa, pode optar pelo Protetor Solar Roc Minesol Antioxidante, ele é adequado para todos os tipos de pele.
Vocês usam o protetor solar todos os dias? Deixe o seu comentário me contando.
Beijinhos Vaidositas e vaidositos!!