Usar ou não usar maquiagem vencida?
Que mulher não gosta de ter milhares de maquiagens na sua coleção? Você percebe que acabou exagerando e acumulando mais produtos de maquiagem do que realmente precisa. Então, depois de um tempo, se dá conta de que alguns deles até perderam a validade. Neste momento, surge a grande dúvida, devo ou não usar as maquiagens vencidas? Que mal poderia fazer? E quando aquela maquiagem está vencida, mas com cara de nova? Maquiagem estraga antes da data de validade?
Consequências da maquiagem vencida:
O prazo de validade é baseado em testes pensados para que a maquiagem daquele potinho não cause nenhum risco à saúde. Vale lembrar que a maquiagem vencida perde a eficácia.
Usar maquiagem fora da validade pode trazer consequências nada agradáveis. A pele absorve elementos com facilidade e, por isso, maquiagem vencida faz mal, dependendo do cosmético, da marca, da pele e do vencimento, a pessoas que usam maquiagem fora do prazo de validade pode verificar:
- Ardência
- Vermelhidão
- Irritação na pele ou mucosa
- Coceira
- Inchaço
- Bolhas
- Reações alérgicas
- Inflamações graves
- Dermatites
- Conjuntivite
- Acne (produtos cremosos ou líquidos vencidos podem ter o óleo separado dos demais componentes, levando a obstrução dos poros e surgimento de acne)
Usar produtos vencidos nos lábios pode causar infecções por fungos, como candidíase, ou por bactérias.
Entre os maiores problemas encontrados em produtos para tratamento faciais estão os conservantes parabeno e a base de formaldeído, conhecidos por causar dermatite de contato na pele.
Os olhos são sensíveis e por isso mais suscetível a irritação. As sombras devem ser substituídas de três a seis meses, as máscaras de cílios a cada três e produtos com talco devem ser evitadas nas áreas dos olhos.
Aqui no Brasil a validade da maquiagem é determinada pela data de fabricação, enquanto que na Europa o prazo começa a contar da data em que abrimos o produto.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esclarece que o prazo de validade da maquiagem é determinado diretamente pelo fabricante e analisa até que ponto as diversas características do produto estarão intactas, como estabilidade, fixação, cor e cheiro.
A data indicada na embalagem é o prazo mínimo e, dependendo dos cuidados na conservação, o produto pode até permanecer usável depois, mas é sempre um risco – após o vencimento a garantia dada pelo fabricante acaba e qualquer reação não é mais responsabilidade da empresa.
Um cosmético que já venceu, mas não apresenta mudanças na estrutura também pode causar danos em contato com a pele. Na dúvida, o descarte na data correta ainda é a melhor saída.
Uma dica fácil para usar os produtos dentro do período seguro é criar etiquetas para colar na superfície dos potinhos - como a data vem geralmente junto com a embalagem e ela pode ser descartada logo no primeiro uso, é uma maneira de manter a data sempre em mente.
Identificar se a maquiagem está vencida e sua duração:
Uma das dicas para identificar quando um produto não está adequado para uso é observar a textura, cor e cheiro, que podem ser alterados por conta da contaminação. Porém, esses sinais não são suficientes para afastar os riscos de contaminação. Verificar a data de validade é ainda a forma mais segura de garantir que não está usando um produto vencido.
Especialistas ainda recomendam algumas regrinhas de boa utilização e substituições:
- As bases:
Costumam ficar mais “espessas”, com o cheiro alterado e, as que contém óleo na formulação, apresentam acúmulo do produto na superfície.
Algumas bases, principalmente as que contém óleo, duram um pouco mais, em torno de 18 meses, mas a regra é de doze meses.
- Maquiagens em pó:
É possível identificar que eles estão estragados ou vencidos quando a cor (pigmentação) e a textura começam a mudar, já que eles ficam ainda mais duros e tendem a “esfarelar” facilmente.
As maquiagens em pó possuem uma durabilidade maior, de até dois anos, e por isso são melhores opções para quem costuma comprar mais maquiagem ou para quem não tem costume de se maquiar todos os dias.
- Mascara de cílios:
Via de regra, eles duram três meses. Elas duram pouco, porque o ambiente, escuro e líquido, é o palco perfeito para a proliferação de bactérias. Ficar “empurrando” aplicador pra dentro e pra fora faz com que o ar entre na embalagem, o que facilita ainda mais a proliferação das bactérias. Quando estão vencidas, ficam mais espessos, do jeito que a gente acha que está “bom”, que faz mais efeito.
- Delineador:
O delineador líquido dura pouquíssimo, assim como a máscara para cílios, e pelos mesmos motivos. Depois de aberto, é seguro usá-lo por apenas seis meses. Depois desse prazo ele tende a ficar “bifásico”, a textura muda e a pigmentação também.
Os delineadores cremosos ou em gel duram até seis meses, e é muito fácil identificar que eles estão estragados, já que a textura muda e eles ficam duros e ressecados.
- Lápis de Olho e de sobrancelha:
Esses dois produtos possuem uma validade de até 12 meses, mas é preciso cuidado na conservação para que eles não acumulem fungos e bactérias que prejudicam os olhos e causam alergias sérias.
Eles duram mais do que as máscaras de cílios e os delineadores porque a cada vez que você faz a ponta uma nova superfície surge. Ah, limpem o apontador antes de apontar o lápis!
- Sombras Cremosas:
Elas duram, em média, seis meses, e depois disso elas mudam de cor e tendem a ficar duras e/ou ressecadas.
- Sombra em pó solto ou compacto:
Elas duram até 2 anos, o que é bastante, e isso acontece porque elas são mais difíceis de serem contaminadas. Quando, contudo, começam a não pigmentar bem, a não “pegar cor” e a ficarem difíceis de serem aplicadas é hora de jogar fora.
- Batons e lápis de boca
Os batons e os lápis de boca duram, em média, um ano, podendo durar até dois anos, exceto os batons de longa duração, que possuem um prazo de validade um pouco mais curto porque, via de regra, suas ativos evaporam mais rapidamente.
Esse tipo de produto, após o prazo de validade, fica seco, perde a cremosidade e o cheiro característico.
- Gloss
Eles duram um ano e é preciso muito cuidado com o seu uso, já que o aplicado entra em contato com os lábios e depois volta pra dentro da embalagem, o que pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias.
- Blush, Iluminador, Primer e Bronzer
Os produtos cremosos duram até seis meses e os produtos em pó duram até dois anos, mas correta higienização dos pinceis e esponjas é essencial para a maior durabilidade do produto.
Regra Geral
Produtos vencidos apresentam mudanças visíveis, incluindo textura, cheiro e pigmentação. Se notar esses “sinais”, suspenda o uso do produto.
A Maquiagem não está vencida, mas com alterações:
Mesmo que o produto ainda esteja dentro da validade, é preciso tomar alguns cuidados para evitar as irritações e reações alérgicas.
A maquiagem pode apresentar alterações de cor e de odor até mesmo antes do fim da validade. Isso ocorre por causa do armazenamento incorreto ou mau uso do produto, reduzindo sua vida útil, então é bom sempre estar atenta.
Para não jogar dinheiro fora junto com os cosméticos que vão para o lixo, o segredo é saber conservar os itens da nécessaire.
Conservando a maquiagem:
- O banheiro é um péssimo lugar para armazenar maquiagem - a umidade e o calor da água quente fazem tudo estragar mais rápido. O ideal é guardar as maquiagens em uma parte bem arejada e escura do quarto, só levando para outro cômodo quando for se maquiar.
- Evitar tocar a ponta do tubo dos produtos com as mãos sempre que possível: "isso previne uma possível contaminação de todo o conteúdo do frasco.
- Lavar os pinceis regularmente é o principal deles, já que a sujeira parada por muito tempo favorece a proliferação de microorganismos prejudiciais.
Depois dessas dicas, vale a pena observar o aspecto da sua maquiagem e estar sempre de olho na data de validade delas. Lembre-se sempre, usar maquiagem fora da validade pode trazer consequências nada agradáveis.
Deixe seu comentário me contando o que achou do post.
Beijinhos...