top of page

Combatendo as temidas OLHEIRAS!


Combatendo as temidas OLHEIRAS!

As olheiras são motivo de desconforto para muitas pessoas, tanto homens como mulheres, de qualquer idade e possuem níveis diferentes. Existem vários tipos de olheiras como bolsas, coloração escura, flacidez, rugas ou sulcos profundos, que são causadas por vários fatores, até mesmo genético. O tipo de olheira e o seu grau de intensidade que vão determinar o tempo necessário e o tipo de tratamento.

Você tem ou já teve olheiras? Este post vai ajudar a entender como elas são causadas, como preveni-las e que tratamentos são eficientes para combater de vez as temidas olheiras!!

O que são Olheiras

As olheiras são alterações cutâneas na região dos olhos, aparência criada pela concentração de vasos sanguíneos ou melanina sob as pálpebras inferiores, que resultam em um tom escurecido nessa região. Existem vários tipos como:

Rugas, flacidez e bolsas: Ao longo dos anos, é comum que a pele da pálpebra se torne flácida, evoluindo com rugas. Assim, as bolsas de gordura que se posicionam sob o globo ocular, perdem a sua sustentação e deslizam através da pálpebra, provocando as famosas bolsas.

Pigmentação extra ou coloração escura: Pacientes de pele morena ou ainda aqueles que possuam alergia respiratória severa costumam apresentar escurecimento da pele da pálpebra. Noites mal dormidas podem piorar este efeito.

Sulcos profundos: O aspecto de olheiras fundas, em geral, é genético, mas pode surgir ou agravar com a redução de gordura da região malar, responsável pela sustentação do sulco lacrimal. O emagrecimento excessivo e insônia podem carregar ainda mais o visual.

O que causa as Olheiras

A genética é a causa mais comum. Alguns hábitos como fumo, bebida em excesso, estresse, privação de sono, alergia, má alimentação, pessoas com a pele muito branca, acúmulo de gordura na pálpebra inferior, período menstrual, fricção ao limpar e/ou coçar demais a área em torno dos olhos e também alergias respiratórias.

Tratamentos

Se a pessoa se sente incomodada com as olheiras, é fundamental que procure um dermatologista que fará um diagnóstico, receitando assim o tratamento ideal para o seu tipo e intensidade de olheira.

Podendo ser com tratamentos mais leves ou menos invasivos, se tratada logo no início, em casa mesmo através de uma hidratação caseira no local, utilizando cremes específicos ou através de compressas.

Quando a olheira não recebe o tratamento adequado logo no início, tende a se agravar, precisando de tratamentos eficazes em clinicas dermatológicas. Hoje as técnicas mais modernas de tratamentos, nos permitem corrigir e tratar as olheiras mais facilmente.

O tipo de olheira e o seu grau de intensidade que vão determinar o tempo necessário e o tipo de tratamento.

Tratamentos para olheira

Tratamentos Estéticos:

Carboxiterapia: tratamento estético baseado na introdução de gás carbônico medicinal por meio de uma agulha extremamente fina na camada inferior à derme. Esse método age diretamente na redução do volume dos vasos sanguíneos saltados ao redor dos olhos.

Carboxiterapia

Luz Pulsada: aplicação local de laser de luz pulsada, cuja missão é clarear a pele e diminuir os vasos sanguíneos.O aparelho também estimula o aumento do teor de colágeno da pele. A região da pálpebra ganha em vigor e elasticidade, a flacidez diminui e, por consequência, também contribui muito para melhorar o aspecto geral do rosto.

Luz pulsada

Preenchimento: injeção de substâncias dentro da pele ou logo abaixo dela, elevando-a, diminuindo a sua profundidade de forma que fique nivelada com a face e dando volume para corrigir as depressões e promover o rejuvenescimento.

Preenchimento

Peeling: Os ácidos promovem uma esfoliação suave da região com clareamento. O peeling mais indicado é o de ácido tioglicólico.

Drenagem Linfática: drenagem bem localizada na área dos olhos e testa aumenta a microcirculação da região, eliminando o inchaço e as manchas arroxeadas.

Drenagem Linfática

Cirurgia para retirada das bolsas: As cirurgias para o tratamento e remoção das bolsas palpebrais são chamadas tecnicamente de blefaroplastias. Ao retirar os abaulamentos causados pelas bolsas, a pele fica mais lisa e com menos zonas de sombreamento, suavizando as olheiras.

Cirurgia para retirada das bolsas

Tratamentos Naturais:

Os tratamentos naturais não tem efeitos colaterais, são mais baratos e às vezes são suficientes para amenizar o problema.

Máscaras de argila: Usar a argila é uma opção quando você não pode fazer a drenagem linfática. Quando a argila seca, ela faz uma leve pressão sobre a pele, agilizando o processo de drenagem, melhorando a circulação e diminuindo o inchaço. A argila contém propriedades que aceleram o processo de desintoxicação do organismo, deixando a pele menos estressada.

Máscara de argila

Compressa de chá gelado: Tanto o chá verde quanto o chá de camomila são eficientes para as olheiras roxas, causadas pela dilatação dos vasos. A camomila acalma a região e o fato de o chá ser gelado contrai os vasos. Arnica e bardana podem substituir a camomila.

Compressa de chá gelado

Massagem com babosa: Pegue uma folha de babosa e corte-a pela metade. Extraia o gel e faça uma massagem suave sobre as olheiras. Esta planta possui muitas propriedades, dentre elas a de hidratar e tonificar a pele.

Massagem com óleo de coco: Separe uma colher de sopa de óleo de coco e faça uma massagem suave debaixo dos olhos e deixe que o produto atue por 20 minutos. Passado esse tempo, enxágue bem com água fria.

Óleo de amêndoas e óleo essencial de menta: Separe uma colher de sopa de óleo de amêndoas e coloque 2 gotas de óleo essencial de menta, misture bem e massageie delicadamente a área dos olhos. Deixe agir por 20 minutos e enxágue com água fria. Tanto o óleo de menta como de hortelã ajudam a remover as olheiras escuras.

Compressa de água fria: Como uma das causas das olheiras é a dilatação dos vasos sanguíneos abaixo dos olhos, a água fria, provoca vasoconstricção (diminuição dos vasos) e melhora o aspecto local.

Compressa de água fria

Como prevenir as Olheiras

- Hábitos saudáveis

- Boas noites de sono

- Não fumar

- Usar protetor solar

- Compressas locais (Rodelas de pepino, rodelas de batatas, chá de camomila, ...)

- Não coçar ou esfregar os olhos excessivamente

- Evitar o consumo excessivo de açúcar, sal e bebidas alcoólicas

- O uso de cremes antirrugas adequados, atrelados a produtos hidratantes

- Consumir pelo menos 2 litros de água por dia

- Lave o rosto com água fria, que promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras

- Faça massagens circulares suaves na região dos olhos

Prevenir as olheiras

Depois dessas dicas, ficou fácil começar a combater as terríveis olheiras.

Beijinhos Vaidositas e vaidositos!!


CATEGORIAS

Posts Recentes
bottom of page