Como escolher a base certa e ideal para seu tipo de pele
Olá vaidositas e vaidositos!!
Escolher a base certa não é uma tarefa fácil e gera muitas dúvidas, ainda mais por conta da quantidade de tons (variam dos claros, médios e escuros), tipos (bases líquidas, em bastão, cremosas, mousse, spray, ...) e marcas diferentes que encontramos no mercado.
O primeiro passo é descobrir qual é o tom da sua pele, se é quente, frio ou neutro.
Uma maneira bem fácil para descobrir é usando alguma joia ou bijuteria.
Se a sua pele parece mais brilhante com acessórios da cor dourada, o seu tom é o quente.
Se a sua pele destaca mais com a cor prateada, então seu tom de ele é o frio.
Mas se a sua pele fica brilhante tanto com o dourado quanto com os acessórios prateados, então o seu tom é o neutro.
Uma outra maneira de testar é reparando no seu pulso, as veias azuladas indicam tons frios, já as veias esverdeadas são do tom quente e a combinação dos dois indica o tom neutro.
- Frio: sua pele é mais para o azul, vermelha ou rosa, por isso escolha bases com cor de fundo rosa, vermelho ou azul como tons de cacau e porcelana.
- Quente: sua pele é mais dourada ou amarela, por isso escolha bases com cor de fundo dourado e amarelo como tons de caramelo, areia e bege.
- Neutro: sua pele tem uma combinação de cores frias e quentes, por isso escolha bases com tons castanho amarelado, marfim ou marrom.
O segundo passo é identificar qual seu tipo de pele, se é normal, seca, oleosa ou mista.
- Pele normal: A pele normal é a menos frequente. Apresentam textura aveludada e saudável, bem como boa elasticidade e taxas de gordura natural. Também apresentam poros pequenos, pouco visíveis, aspecto rosado e baixa propensão ao aparecimento de espinhas e manchas em geral.
- Pele Seca: A pele seca tem poros pouco visíveis e pouca luminosidade. É caracterizado pela perda de água em excesso, assim como apresenta maior propensão a descamação, vermelhidão, aparecimento de pequenas rugas e fissuras. A condição de propensão ao ressecamento pode ser causada por fatores genéticos, hormonais ou até condições ambientais.
- Pele Oleosa: É caracterizada pela produção de sebo maior que o normal. Apresenta poros dilatados e, devido a oleosidade excessiva, maior probabilidade de acne, cravos e espinhas. Assim como no caso da pele seca, ela pode vir a ficar oleosa por alterações hormonais e também ambientais.
- Pele Mista: Trata-se do tipo de pele mais comum. Ela é caracterizada por poros dilatados e aparência oleosa naquilo que denominamos de zona T (testa, nariz e queixo) e de pele seca nas extremidades além da zona, que seriam as bochechas. Ela também apresenta uma espessura mais fina, o que a torna mais suscetível a descamações e ao aparecimento de rugas finas e envelhecimento precoce.
O terceiro passo é ir até a loja testar os produtos.
Assim ficará mais fácil saber qual a base que se adapta melhor ao seu tom e tipo de pele. Nessa hora é preciso ter paciência, já que é necessário testar vários tipos e marcas até chegar na base do tom ideal.
Na hora de testar a sua base aplique um pouco no próprio rosto nas regiões da bochecha, queixo ou maxilar e não no pulso ou no dorso da mão, já que nem sempre a cor deles é a mesma do nosso rosto.
Se você tiver os ombros e o pescoço mais escuros do que o rosto, deve escolher uma base que o tom combine com essa parte do corpo.
A melhor base é a que desaparece e uniformiza a sua pele.
Pesquisar tutoriais e resenhas sobre produtos ajuda a entender como a base funciona e quais as marcas e produtos mais indicados. Isso vai ajudar na hora de decidir.
Se a sua pele for:
– Pele normal: é o tipo de pele que mais favorece a maquiagem, pois se adapta às diferentes texturas. Então, a escolha pode ser feita pela funcionalidade da base, durabilidade e o efeito esperado.
– Pele seca: a base tem que ser mais hidratante, com opções luminosas.
– Pele oleosa: prefira cobertura mate, opaca e oil free. Essa combinação de fatores vai fazer com que a maquiagem dure por mais tempo porque o grande problema da pele oleosa é afetar a durabilidade.
– Pele mista: a escolha pode ser feita pelo tipo de cobertura esperado.
– Pele madura: bases leves, finas, com coberturas mais delicadas dão um resultado mais natural, porque as opções mais pesadas marcam as linhas de expressão.
Para cada tipo de base, um efeito:
Base líquida
Se você tem a pele normal ou seca, é uma boa opção, principalmente para uma maquiagem mais leve.
Possui uma durabilidade média.
Base Cremosa:
Se você tem a pele oleosa deve evitar esse tipo de base que pode causar espinhas e até deixar seu look mais pesado.
Oferece uma cobertura maior, disfarça manchas e linhas de expressão. Sua durabilidade é maior do que a base líquida.
Base Bastão:
Esse tipo de base é o que dá mais trabalho na hora da aplicação. Possui um acabamento mais pesado e requer cuidados extras para um acabamento homogêneo.
Sua durabilidade é bem curta.
Base em pó:
Ideal para peles oleosas. Já quem tem a pele seca deve evitar, porque a base pode craquelar.
Ideal para quem deseja uma cobertura mais sutil. Possui uma durabilidade curta.
Base Compacta:
Ideal para peles oleosas por ter uma textura seca, por conta disso, se você tem a pele seca evite esse tipo de base.
O efeito é parecido com a base bastão, com alta cobertura. Durabilidade curta.
BB Cream:
Ideal para quem deseja uma maquiagem natural, com uma cobertura leve e sutil.
A sua durabilidade é curta.
Depois de testar as bases e escolher a que você achou melhor, passe a base no rosto todo e vá embora da loja, veja como a base ficará durante o dia todo, se realmente a base escolhida atender aos requisitos desejados (durabilidade, textura, cobertura, ...) então é a base certa para você.
Comprei a base errada e agora??
Se a base ficou muito escura, misture com um hidratante ou protetor solar que seja branquinho, isso vai dar uma suavizada na cor da base e deixa-la mais leve para o seu rosto.
Se ficou mais clara, aplique a base no rosto e depois passe um pó bronzeador nos pontos certos do rosto.
Você também pode aproveitar uma base mais escura para fazer o contorno do rosto e uma base mais clara para fazer a iluminação dos olhos e nariz.
Depois dessas dicas ficará fácil decidir qual a melhor e ideal base para sua pele.
Deixe seu comentário me contando o que achou das dicas.
Beijinhos vaidositas e vaidositos...
Comments