Pincéis: cerdas naturais ou sintéticas?
Para uma maquiagem perfeita, é essencial conhecer os tipos de pincéis e saber que existem algumas características diferentes entre eles. Enquanto alguns são feitos de cerdas naturais, outros são à base de fibras sintéticas. O material das cerdas pode influenciar no resultado da maquiagem e fazer toda a diferença para um belo acabamento.
Com tantas opções de tipos de pinceis na hora de comprar, como escolher qual o ideal para uma make perfeita?
PINCÉIS DE CERDAS NATURAIS OU SINTÉTICAS?
CERDAS SINTÉTICAS
São mais lisas e não porosas. Por esse motivo, são mais adequadas para produtos líquidos e cremosos. Geralmente são mais firmes. Por serem fios lisos, absorvem menos produtos, não grudam nas cerdas, mas ao passar na pele, a cor fica mais forte e intensa, menos esfumada, dão um acabamento mais preciso, já que vamos adicionando cor aos poucos, tendo mais controle do pigmento. Assim, não há desperdício de maquiagem.
Possuem cerdas mais brilhantes e podem ser encontrados de várias cores diferentes. São mais fáceis de limpar, por não absorver muita maquiagem e secar mais rápido.
As cerdas sintéticas são geralmente usadas na confecção de pincéis de base, corretivo, batom, delineador, sombra em creme, etc. Aí você pode adaptar para usá-los para blush em creme, iluminador cremoso e com todos os outros produtos cremosos que você tiver.
Com a evolução da qualidade dos pinceis sintéticos, as cerdas se tornaram tão macias quanto as com as cerdas naturais.
CERDAS NATURAIS
São feitas de pelo de animais, podendo ser usado apenas um único tipo de pelo ou mais de um tipo e, assim como nossos cabelos, possuem poros e cutículas. Normalmente são mais macias. Sendo assim, são ótimas para produtos em pó, pois as cutículas e poros absorvem bem o produto e, ao mesmo tempo, esfumam com acabamento mais natural.
Podem custar mais caro, mas são mais duráveis. Também podem ser coloridos, mas é vem mais difícil de encontrar.
São mais difíceis de limpar e demoram mais para secar.
As cerdas naturais são utilizadas na confecção de pincéis de pó facial, sombra em pó, blush em pó e, especialmente, nos pincéis para esfumar. Isso acontece porque os fios possuem escamas que seguram o produto, pegando uma quantidade maior de uma só vez, dando um aspecto mais natural, espalhando melhor a sombra, sem aquele acúmulo de maquiagem que deixa a pele marcada.
DUO FIBER
Aquele que tem os dois tipos de cerdas em um pincel só, combina cerdas naturais e sintéticas de tamanhos e espessuras diferentes. As fibras brancas são sintéticas e deixam a extremidade do pincel mais firme e durinha e as fibras escuras são os naturais. Elas não entram em contato direto com a pele, mas dão mais suavidade à aplicação.
Agora que você já conhece as funcionalidades de cada tipo de pincel, ficou mais fácil escolher.Na hora de comprar um pincel, você deve se perguntar: qual efeito eu quero na minha maquiagem? Então verificar a suavidade ou firmeza das cerdas. Os pincéis molinhos espalham mais dando um acabamento mais natural e os mais durinhos depositam o produto, ideal para uma maquiagem com mais cobertura.
Agora ficou fácil comprar o pincel ideal para o acabamento desejado da sua maquiagem!
Deixe seu comentário me contando o que achou dos pinceis naturais e sintéticos.
Beijinhos vaidositas e vaidositos...
Comentários