Truques para uma escova de salão em casa
Quem não ama ir no salão de beleza e sair com o cabelo escovado cheio de brilho e movimento?
Você já tentou fazer a escova nos cabelos em casa e nunca conseguiu chegar no mesmo resultado, seu cabelo ficou armado, sem brilho e os fios lisos foram embora em minutos? Realmente parece uma missão impossível e muito complicada, mas não é!
Com alguns truques, dicas e produtos certos você consegue fazer sozinha em casa uma escova igual à do salão de beleza, garantindo a beleza dos cabelos e sucesso na hora da escovação.
Confira o passo a passo:
1) Lave o cabelo
O primeiro passo começa no chuveiro. Lave seu cabelo com o shampoo específico para seu tipo de cabelo, enxague bem e repita todo esse processo.
Aplique o condicionador do meio do cabelo até as pontas, desembarace os fios e deixe o produto agir por uns minutos. Enxague bem para tirar todo o condicionador do cabelo.
2) Retire a umidade
Com uma toalha, tire todo o excesso de umidade dos cabelos, mas não esfregue, pois quebra e enfraquece os fios, apenas pressione os fios com cuidado. Passe um pente de dentes largos para deixar os fios soltos e sem nós.
3) Use protetor térmico.
Antes de começar a usar o secador é preciso aplicar um protetor térmico para proteger os fios do calor. A maioria dos produtos oferecem também o controle de frizz, maciez e brilho.
Protetor térmico não é igual ao termoativado, o protetor térmico protege os fios do calor e o termoativado depende do calor para agir.
Para quem tem o cabelo cacheado e/ou armado, é importante usar o desfrisante, que vai facilitar a escovação, deixar o cabelo liso e ajudar no controle do frizz. Encontramos alguns desfrizantes que oferecem proteção térmica, o que é ótimo, já que assim você aplica um único produto e tem a função dos dois.
4) Secando e prendendo o cabelo
Seque o cabelo com o secador ajudando com as mãos, com cuidado para não embaraçar. Mova o secador para frente e para trás, soltando as mechas com os dedos. Quando o cabelo estiver apenas úmido, divida o cabelo na frente, a lateral em dois e atrás em 4 pedaços.
Se o seu cabelo for curto, ao invés de dividir o cabelo em seções grandes, é mais simples usar uns grampinhos para prender pedaços menores.
5) Escova de cabelo ideal
Escolha a escova de acordo com o resultado que você deseja e o tipo do seu cabelo.
Quanto maior a escova, mais reto e liso ficará o cabelo e quanto menor, mais cachos.
- Cerdas naturais: evitam frizz e não arrebentam os fios.
- Corpo de cerâmica: retém o calor, facilitando a modelagem.
- Grande distância entre as cerdas: indicada para cabelo grosso.
- Pequena distância entre as cerdas: para a franja ou cabelo curto – indicada para quem quer deixar as pontas enroladas.
6) Posição do secador
A forma como você direciona o secador também influencia no resultado final. Utilize o bico do secador virado para você, sempre posicionado na diagonal e o jato de ar tem de seguir de cima para baixo (da raiz para as pontas). Assim, as escamas dos fios se fecham evitando o efeito arrepiado.
Nunca encoste o secador no cabelo ou em contato direto com a escova, o certo é deixar um espaço de 15 cm do cabelo.
7) Da raiz para as pontas
Devemos começar pela nuca, deixando a franja por último.
Cada mecha separada deve receber o mesmo tratamento. Comece pela raiz, alisando bem. Quando estiver bem alisado, siga modelando para a metade do comprimento para dar brilho ao cabelo e, por último, modele as pontas.
Se o seu cabelo for curto, você deve posicionar a escova na parte de baixo da mecha e ao invés de deslizar ela e o secador em direção às pontas, mantenha o secador parado e rode a escova.
O truque tanto para os cabelos longos, quanto curtos é o choque térmico, deixe o cabelo no ar quente enquanto escova, mas espere esfriar antes de tirar a escova dos fios. Os três passos são o segredo de uma escova linda e com movimento.
Você pode modelar as pontas para dentro ou para fora, tudo depende do resultado desejado. Quanto mais virado para dentro, mais volume e quanto mais virado para fora, mais liso.
Na hora da franja, devemos alisá-la sempre com movimentos para a frente do rosto, assim, quando jogados para trás, os fios cairão de maneira natural.
Franja comprida:
- Separe toda a franja e prenda o resto do cabelo já escovado de leve, só para não atrapalhar.
- Posicione a escova na parte de baixo da franja, encostada na testa e enrole o cabelo nela.
- Com o secador aproximado na parte de cima da escova, faça movimento para baixo levando os dois na direção das pontas do cabelo. Quando chegar na ponta, gire a escova para modelar.
- Repita o processo até a franja ficar bem lisinha.
Franja curta:
Para não deixar a franja curta super arredondada:
- Ao invés de colocar a escova na parte de baixo da franja, coloque na parte de cima e posicione o secador embaixo.
- Na hora de passar o secador, leve o cabelo para frente.
- Repita o processo até a franja ficar bem lisinha.
8) Choque térmico
Quando terminar a escova, finalize com um jato de ar frio em todo o cabelo. Isso vai selar as cutículas dos fios dando mais movimento e brilho aos cabelos.
9) Use um finalizador
Use um bom finalizador para aumentar a duração da sua escova. Aplique umas gotinhas na mão e passe nos fios. Mas cuidado para não exagerar na quantidade, principalmente se o finalizador tiver na fórmula o silicone, isso deixará seu cabelo oleoso.
10) Fixação
Nos dias úmidos, para garantir ainda mais a fixação da escova, principalmente nos dias úmidos, é recomendável usar o spray seco de fixação média, mas também tome cuidado para não exagerar e deixar o cabelo duro, sem movimento.
Depois dessas dicas o sucesso é garantido e você com certeza vai conseguir a escova perfeita igual ao salão de beleza.
Deixe seu comentário me contanto qual foi resultado.
Beijinhos Vaidositas e vaidositos!
Comments